Tel: (21) 96769-5217 Emailcontato@lcelevadores.com.br

Manual Informativo

Em nossas conversas relacionadas a condomínios, assembléias ou ambientes de trabalho, quando o assunto é o elevador ouvimos histórias sobre pessoas que passaram por apuros ou ficaram presas, sem saber o que fazer.
Os elevadores são meios de transporte e equipamentos mecânicos que estão sujeitos a falhas e paradas. Diversos são os motivos, como problemas em sensores, problemas no sistema de elevação, excesso de peso ou queda de energia.
Estima-se que existam no Brasil aproximadamente 260.000 elevadores. Grande parte deste número é passível de obras de modernização, uma vez que muitos elevadores têm mais de 40 anos de uso estando totalmente ultrapassados e podendo apresentar risco a segurança dos usuários.
Adéqüe o seu elevador às normas de segurança de acordo com a lei em vigor no Brasil hoje e garanta a segurança dos usuários e dos profissionais que cuidam do seu elevador.
Para garantir mais segurança aos usuários, de uma maneira geral, os responsáveis pela administração dos condomínios residenciais e comerciais, ou das instalações industriais que utilizam elevadores devem estar atentos para o cumprimento das regras e procedimentos de segurança e requisitos técnicos estabelecidos nas normas técnicas brasileiras que se aplicam aos elevadores.

ITENS DE NORMAS TÉCNICAS

Abaixo separamos um conjunto básico de normas que devem estar na estrutura de um elevador

Norma Técnica: NM 207/1.999 - Item 9.6

Especificações: Protege técnicos quando eles acessam a casa de máquinas, evitando ferimentos ocasionados por esbarrões na polia, no cabo de aço ou em qualquer parte móvel da polia de tração.

Norma Técnica: NM 207/1.999 - Item 9.6

Especificações: Protege os técnicos quando eles acessam a casa de máquinas, evitando ferimentos ocasionados por esbarrões na polia, no cabo de aço ou em qualquer parte móvel do limitador de velocidade

Norma Técnica: NM 207/1.999 - item 8.3.

Especificações: Caso necessite manobrar o elevador pelo poço durante um conserto ou uma ação de manutenção, o técnico terá nesse dispositivo um instrumento que lhe confere total controle do equipamento, e ajuda-o a trabalhar com mais segurança.

Norma Técnica: NM 207/1.999 - item 8.12.1.

Especificações: Na parte superior da cabina é instalado o guarda corpos com suporte para a prevenção de acidentes, evitando a queda durante as inspeções e manutenções..

Norma Técnica: NM 207/1.999 - item 5.7.2.

Especificações: Proporciona aos técnicos, total segurança quando há necessidade de adentrar ao fundo do poço do elevador.

Norma Técnica: NM 207/1.999 - item 8.16.3

Especificações: Com ele, ninguém ficará no escuro dentro da cabine do elevador, pois em caso de falta de energia a iluminação será mantida por mais de uma hora e o usuário poderá acionar o dispositivo de sirenes no topo da cabina, informando a exata posição do elevador.

Norma Técnica: NM 207/1.999 - item 5.7.2.4

Especificações: As chaves P.A.P. são caixas de inspeção que são instaladas no fundo dos poços e possuem botão de emergência, tomada, luz e demais elementos auxiliares de fixação, com a finalidade de proporcionar condições seguras de trabalho durante os serviços de manutenção e de emergência.

Norma Técnica: NM 207/1.999 - item 5.9

Especificações: Kit de iluminação próprio para iluminar o passadiço (poço) durante as ações de manutenção corretiva ou preventiva.

Norma Técnica: NM 207/1.999 - item 8.16

Especificações: Deve haver uma fonte de iluminação de emergência automaticamente recarregável, que deve ser capaz de alimentar pelo menos duas lâmpadas de igual potência, instalada dentro da casa de máquinas, a fim de garantir a iluminação desse ambiente em situação de falta de energia.

Norma Técnica: NM 207/1.999 - item 8.7.2.1.3

Especificações: Trata-se de um sensor que, ao identificar uma obstrução em seu leque de ação no vão da porta do elevador, como a mão do usuário, reverte sua abertura caso o movimento tenha sido iniciado, mantendo-a aberta até que a interrupção seja encerrada, evitando graves acidentes..

Identificação de Braille de Pavimento e Cabina

É fixado em ambos os lados dos batentes das portas, sendo visível a partir do interior da cabina e do acesso pelo pavimento e também instalado na botoeira de cabina.

Sinalização de Advertência

Especificações: estabelece que determinados pontos do equipamento tais como casa das máquinas ou fundo do poço deverá possuir placas de sinalização.

Intercomunicador de Cabina

Especificações: O conjunto intercomunicador deve ser instalado entre o interior da cabina, a casa de máquinas e a portaria. Auxilia no resgate de passageiros retidos na cabina.